Agora é obrigatório a identificação de CPF/CNPJ nas encomendas e remessas internacionais
CPF/CNPJ é obrigatório nas encomendas internacionais a partir de 01/01/2020.
Brasília, 09/12/2019 – A Receita Federal do Brasil exigirá, a partir de 1º de janeiro de 2020, que todas as encomendas e remessas internacionais possuam a identificação do CPF/CNPJ/Número do Passaporte do destinatário para ter seu despacho aduaneiro iniciado. A falta dessa informação poderá acarretar a proibição da entrada da encomenda e sua devolução ao exterior ou destruição, nos casos em que a devolução não seja possível.
Da mesma forma também já é conhecido a arbitrariedade da Receita Federal. Que taxa mercadorias e remessas que, pelas determinações vigentes deveriam gozar de isenção, além de muitas vezes estipularem a taxação sobre valores que não correspondem ao valor real das mercadorias.
Então se certifique de que o remetente está fornecendo todas as suas informações, no momento do envio!
Oriente o remetente sobre as novas normas
Onde e como preencher o CPF e CNPJ?
Essa informação deve ser prestada na hora da compra on-line e encaminhada juntamente com a encomenda em seu transporte. Caso não seja informado no momento da compra, ou o remetente não os encaminhe o dado juntamente com a remessa, os Correios possuem uma ferramenta para prestação dessa informação na página da internet, por meio do rastreamento ou do portal “Minhas Importações”. Será necessário realizar o cadastro no Portal, informando o CPF (pessoa física), CNPJ (pessoa jurídica) ou Número do Passaporte (estrangeiro), bem como definir login e senha.
- Minhas Importações:
- Rastreamento:
Transportadoras também
A nova determinação também é valida para transportadoras. Mesmo que sua remessa não venha via correios, sua transportadora de escolha deverá apresentar os dados obrigatórios para que a encomenda seja liberada pela alfandega.
Conclusão
Não há o que fazer. É obrigatório e tem de ser cumprido. Fica a dica de que, você deve se certificar que a loja em que você está comprando é de confiança. E de que o ambiente em que está comprando online é devidamente protegido, para que o seu CPF e outros dados não acabem vazando.