Início Comics e Livros Manuel Montano: O Manancial da Noite – Das ondas do rádio para o traço de Miguelanxo Prado

Manuel Montano: O Manancial da Noite – Das ondas do rádio para o traço de Miguelanxo Prado

Adaptação das aventuras do detetive, da popular novela radiofônica da Espanha dos anos 1980

por KzArashi
0 comentário 149 visualisações
A+A-
Resetar

Manuel Montano
Manuel Montano: O manancial da noite, é leitura obrigatória para os apreciadores da arte dos quadrinhos contemporâneos.

Popularizado no Brasil, com o lançamento de TRAÇO DE GIZ pela Pipoca & Nanquim, em 2021. O premiado autor espanhol, Miguelanxo Prado, vem recebendo lançamentos consecutivos de suas obras, em terras tupiniquins. O título da vez é Manuel Montano – O Manancial da Noite (Manuel Montano – El Manatial de La Noche), trabalho que o quadrinista fez em parceria com Fernando Luna. Baseada em uma novela radiofônica criada por Luna, a HQ foi premiada com o troféu Alph’art de Melhor Álbum Estrangeiro no Festival de Angoulême, em 1991.

Publicada pela primeira vez em 1988 nas páginas da revista Cairo, pela Norma Editorial. No ano seguinte, ganhou um álbum compilado que já foi reimpresso inúmeras vezes. A obra, que já foi traduzida para mais de 30 idiomas, é um compilado de várias histórias curtas do detetive, Manuel Montano.

Primeiro veio a voz e depois os desenhos. Manuel Montano nasceu como uma série radiofônica em um programa muito popular na Radio 3 da Espanha, o TRIS TRAS TRES de Fernando Luna. E Miguelanxo Prado se encarregou da difícil tarefa, de transpor as aventuras desse detetive muito peculiar para os quadrinhos.
Prado entra com seu talento criativo, para elaborar em forma de HQ uma série de histórias de Montano, com um resultado prestigioso revelando mais uma vez todo o potencial do autor, que mescla elementos de humor, realismo e também oníricos.

Manuel Montano: Manancial da Noite - Das ondas do rádio para o traço de Miguelanxo Prado

Confira mais obras de Miguelanxo Prado:
                       

SINOPSE:

Seja bem-vindo ao paraíso terreno de Manuel Montano. Recheado de aventuras cotidianas carregadas de humor e ternura, realistas, mas também oníricas…

Manuel Montano é o divertido detetive que protagonizava o programa TRIS TRES TRAS da Rádio 3 espanhola.
Muito embora as narrativas e personagens em O Manancial da Noite sejam de Fernando Luna, um dos criadores do programa no final da década de 1980, o resultado é algo único, com a atmosfera de uma noite boêmia. Não à toa, Manuel Montano garantiu a Miguelanxo seu primeiro prêmio Alph’art no Festival de Angoulême, na categoria melhor álbum estrangeiro em 1991.

Esse é um dos títulos iniciais de maior destaque do autor espanhol, conhecido como o mestre das crônicas urbanas, que hoje é considerado um dos melhores quadrinistas do mundo.



DETALHES DO VOLUME:

A Conrad Editora é a primeira no mundo a contar com o material totalmente remasterizado por Miguelanxo Prado.

  • Capa dura
  • 64 páginas
  • Papel couché
  • Colorido
  • Dimensões: ‎ 21 x 1 x 28 cm

Pré-venda de Manuel Montano – O Manancial da Noite: https://amzn.to/3S4ZHn8

SOBRE OS AUTORES:

Miguelanxo Prado

Escritor e desenhista, Miguelanxo Prado nasceu na Espanha, em 1958. Estudou arquitetura e antes de se voltar aos quadrinhos, dedicou-se à pintura e à escrita.
Revelação das HQs espanholas em 1988, com o seu primeiro álbum Mundo Cão, já lançado no Brasil, a sua carreira tem sido recheada de sucessos como Traço de Giz, que recebeu o prêmio dos livreiros BD 93, o Alph-art do melhor álbum estrangeiro de Angoulême e o prêmio especial do Festival de Sierre em 1994, em 1997 foi indicado ao prêmio Eisner na categoria de melhor pintor com o álbum Tangências, também lançado no Brasil pela Conrad.
Outros títulos famosos são uma adaptação de “Pedro e o Lobo” em quadrinhos, Fragmentos da Enciclopédia Délfica, Stratos, Crônicas Incongruentes e Quotidiano Delirante, entre tantos outros.
Também já participou da animação Homens de Preto na concepção visual da série e dos personagens e ilustrou a história “Sonho” do romance Sandman: Noites sem Fim de Neil Gaiman.

Fernando Luna VicenteNascido na zona rural de Bajo Aragón, em 1952. Fernando Luna Vicente é músico, roteirista e produtor de rádio espanhol, diretor de dublagem e produtor artístico.
Suas atividades profissionais e seu trabalho foram realizados na Rádio Nacional de España, TVE, Canal Plus e na Fundação Germán Sánchez Ruipérez.

Como músico, foi o líder da La Romántica Banda Local e compositor de muitas das canções de Barrio Sésamo.
Foi Roteirista do programa TRIS TRES TRAS da Rádio 3, por sete anos. E tem vários prêmios internacionais de produção de rádio.
Desde 1990, dirige a dublagem de séries animadas internacionais e cria produções culturais sonoras, em torno da poesia espanhola do século XX.


Pré-venda de Manuel Montano – O Manancial da Noite: https://amzn.to/3S4ZHn8

 

 

 

 

AVISO LEGAL: Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.

Você pode se interessar por:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia Mais