Início Artigos Aberta a caixa de Pandora | Veremos a dilapidação do legado de J.R.R. Tolkien?

Aberta a caixa de Pandora | Veremos a dilapidação do legado de J.R.R. Tolkien?

por KzArashi
0 comentário 3,4K visualisações
A+A-
Resetar

Veremos a dilapidação do legado de J.R.R. Tolkien?

Recentemente a Amazon confirmou que produzirá uma série baseada em O Senhor dos Anéis. Segundo a empresa, o planejado é que a história se passe antes dos eventos narrados por Peter Jackson, na trilogia lançada no início dos anos 2000.Jeff Bezos divulga a aquisição da licença, para um seriado de O Senhor dos Anéis

Isso já foi o suficiente para preocupar os fãs mais fiéis, da obra do lendário escritor. Mas, a coisa pode ficar bem pior!

 

O fim de Uma Era

Christopher Tolkien

Christopher Tolkien

Acontece que os tesouros da Terra Média não estão mais sob a proteção, de seu maior defensor. Conforme anunciado pelo site theonering.net: Christopher Tolkien, filho e herdeiro literário de J.R.R. Tolkien, abdicou de sua posição no Tolkien Estate, se desligando da entidade.

A Tolkien Estate é a entidade que, representa os interesses da família Tolkien relativos aos direitos autorais das obras do autor, J.R.R. Tolkien.

Mas, não parece se tratar de uma simples aposentadoria. Pois embora a informação tenha “vazado” somente esta semana, registros de órgãos oficiais britânicos mostram que o afastamento de Christopher Tolkien, ocorreu em 31 de agosto. De modo que o licenciamento para Amazon, provavelmente já é parte de novas políticas do atual corpo de diretores.

Aos 93 anos, Christopher Tolkien, o terceiro filho do criador de O Senhor dos Anéis, sempre foi de longe o mais ativo dos representantes da família do escritor. Além de maior defensor da integridade, do legado de seu pai. Estando a frente da entidade durante as disputas judiciais, contra a Warner e a New Line.

E para colocar mais lenha nesta fogueira, em 3 de julho a Tolkien Estate e a Warner Bros, fecharam um acordo de 80 milhões de dólares, para pôr um fim a suas disputas. Com a Warner fazendo uma “apaziguadora” declaração, inesperada para alguém que teve de pagar tanto dinheiro.

As partes estão satisfeitas de terem resolvido amigavelmente o assunto. E esperam trabalharem juntas no futuro

-dizia a declaração oficial

A corrupção do Um Anel volta a Terra Média?

Nasty little thieves, they stole our precious

Nasty little thieves, they stole our precious

Menos de um mês depois, Christopher Tolkien se desliga da diretoria da Tolkien Estate. E agora recebemos a notícia de que a Amazon adquiriu os direitos para uma série de TV.
Difícil não entrar no reino das teorias de conspiração, não é?

Bem, não adianta reclamar. É certo que uma enxurrada de “produtos”, baseados na obra de Tolkien, devem invadir o mercado nos próximos anos. O que podemos é torcer que, ao menos algumas sejam minimante boas.

Agradeçamos a Christopher Tolkien, por todo o empenho em manter vivo o legado de seu pai. Não fosse por ele os livros publicados postumamente, jamais teriam visto a luz do dia. Coube enormemente a Christopher Tolkien organizar, compilar, revisar e editar textos soltos e inacabados de seu pai. que vieram a se tornar livros como: O SilmarillionContos InacabadosOs Filhos de Húrin dentre outros. Sem mencionar sua contribuição no desenvolvimento do O Senhor dos Anéis e O Hobbit, na adolescência e infância, como o eterno auxiliar do escritor.

 
No mais, a obra de J.R.R. Tolkien continuará imortal. E nada poderá mudar o valor e significado que ela tem.

Você pode se interessar por:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia Mais